
Os animais são membros da sua família e garantir a segurança deles é essencial. Mas os nossos tão amados bichinhos são curiosos e cheios de energia, o que pode resultar em acidentes. Para evitar sustos, separamos algumas dicas recomendadas por especialistas para cuidar dos seus pets.
Telas de proteção são indispensáveis
Moradores de apartamento ou casas que possuem janelas altas, instalar telas de proteção evita quedas e fugas. Segundo a Associação Brasileira de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais (Anclivepa), quedas de grandes alturas podem causar fraturas graves e até óbito, especialmente em gatos.
Fios elétricos podem ser perigosos
Fios soltos são um convite para mordidas e brincadeiras arriscadas. Para evitar choques ou sufocamento, mantenha-os elevados ou use canaletas para protegê-los. Choques elétricos podem causar queimaduras, arritmias cardíacas e até parada respiratória nos animais é preciso ter cuidado.
Atenção com produtos de limpeza
O Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV)alerta que substâncias como hipoclorito de sódio e produtos à base de amônia podem causar intoxicações graves. Desinfetantes e inseticidas podem ser altamente tóxicos para os pets. Sempre utilize quantidades mínimas e armazene os produtos em locais fechados e fora do alcance dos animais.
A cozinha oferece vários riscos
O Manual de Segurança Doméstica para Animais, do CFMV, recomenda restringir o acesso dos animais à cozinha sempre que possível. Facas, fogo e objetos quebráveis tornam esse ambiente perigoso. Se não for possível impedir a entrada, mantenha as facas guardadas, vire os cabos das panelas para dentro e proteja utensílios frágeis.
Pequenos objetos podem causar acidentes
Brincos, moedas e botões podem ser engolidos e causar sufocamento ou perfuração interna. Esses acidentes é um dos principais motivos de atendimento emergencial em cães e gatos é a ingestão acidental de pequenos objetos.
Alerta para plantas tóxicas
A Sociedade Brasileira de Dermatologia Veterinária (SBDV) alerta que plantas como comigo-ninguém-pode, copo-de-leite, bico-de-papagaio, espada-de-São Jorge e azaleias são venenosas para cães e gatos, podem causar desde irritações na pele até problemas gastrointestinais graves. Além disso, plantas com espinhos também podem machucar.
Com essas precauções, sua casa será um ambiente mais seguro e confortável para seu bichinho. Prevenir é sempre a melhor escolha.
Para mais informações, consulte um médico veterinário ou acesse o site do Conselho Federal de Medicina Veterinária (www.cfmv.gov.br).
Você precisa estar logado para avaliar este conteúdo. 🙂
0 respostas em "Segurança doméstica para seus pets"