Nos últimos anos, tem-se discutido bastante sobre a importância da educação financeira, inclusive sobre como introduzir na vida dos pequenos este tema. Afinal, dinheiro não é só coisa de adulto. Falar sobre finanças com crianças e jovens é essencial para que eles aprendam a ter uma boa relação com o dinheiro e obter hábitos financeiros saudáveis.
A educação financeira deve começar dentro de casa, pais ou responsáveis devem falar com naturalidade e um diálogo para que as crianças tenham liberdade para fazer perguntas. Isto não significa que os adultos devem simplesmente jogar para as crianças todos os problemas financeiros da família, mas que elas entendam o poder e a importância que o dinheiro tem. Por exemplo, quando a criança deseja um brinquedo que não pode ser comprado naquele momento, ela precisa entender a necessidade de se planejar e poupar para conseguir comprar.
Pra ajudá-lo nesse processo tão importante e delicado, vamos deixar algumas dicas de como falar sobre finanças com os mais jovens. Confere aí!
Envolva as crianças em algumas decisões financeiras
Nada como a prática para a criança entender o valor do dinheiro. Importante deixar que ela participe de algumas decisões financeiras, pois assim despertará sua atenção para o assunto. Essa dica é mais focada em crianças que já sabem matemática simples e pode ser introduzida de forma simples. Por exemplo, comprar um presente para algum amigo ou até mesmo compras no supermercado para casa é um bom momento para a criança ter essa autonomia e entender que compras precisam de planejamento.
Ensine a criança a poupar
A velha e boa mesada é um ótimo início para aprender a administrar o dinheiro e pode ser a oportunidade para a família ensinar sobre planejamento e organização. E tem mais, outro bom recurso é começar utilizando um cofrinho para guardar pequenas quantias. Ele pode servir para guardar dinheiro para alguma compra, e planejá-la vai ser fundamental para o aprendizado. O conceito de investimento também pode ser ensinado dessa forma.
Aposte em recursos lúdicos
Jogos, brincadeiras e histórias ajudam os pequenos a aprender sobre diversos assuntos, inclusive sobre finanças. Existem muitas alternativas para explorar esse tema. Um exemplo clássico de jogo é o “Banco Imobiliário”, mas existem muitas outras possibilidades, inclusive brincadeiras criadas pela própria família.
Gostou das nossas dicas? Aguarde nossos próximos conteúdos voltados para educação financeira dos mais jovens!
Você precisa estar logado para avaliar este conteúdo. 🙂
8 respostas em "Como falar sobre finanças para crianças?"