De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), até 2025, cerca de 700 milhões de adultos serão considerados obesos e aproximadamente 2 bilhões estarão acima do peso. No Brasil, 20% da população adulta é considerada obesa. Mas o que é obesidade? A OMS a define como uma doença crônica que depende da avaliação do Índice de Massa Corporal (IMC), cálculo que leva em consideração o peso e a altura das pessoas. O IMC é calculado dividindo o peso em quilogramas pelo quadrado da altura em metros. Os valores considerados normais estão entre 18,5 e 24,9.
No entanto, apenas o IMC não determina o estado de saúde das pessoas. É possível ter um IMC alto e ainda ter uma grande quantidade de massa muscular, não necessariamente de gordura. Assim, outras medidas devem ser analisadas para um diagnóstico preciso de obesidade, como a circunferência do pescoço, do abdômen e do quadril, além de exames para avaliar o percentual de gordura corporal.
O sobrepeso pode constituir um problema que pode ocasionar outros danos à saúde, como doenças cardiovasculares, diabetes e câncer, que são as principais causas de morte no mundo. O Ministério da Saúde associa a obesidade como um fator que diminui a expectativa de vida da população, relacionada a essas e outras comorbidades.
Prevenir a obesidade é importante, uma vez que cada organismo possui suas particularidades e o metabolismo é diferente para cada pessoa. Entretanto, conscientizar sobre a obesidade não se trata apenas de questões estéticas, mas sim de saúde e de busca por qualidade de vida. Adotar hábitos saudáveis, como a prática regular de exercícios, uma alimentação balanceada e o cuidado com a saúde mental, são medidas importantes para essa prevenção.
Você precisa estar logado para avaliar este conteúdo. 🙂
0 respostas em "Alerta: 20% da população brasileira sofre de obesidade"