A inteligência artificial tem mexido com a dinâmicas da educação e do trabalho com ferramentas como o ChatGPT, que é um gerador de textos, e do Midjourney, gerador de imagens. Isto tem tido impacto inclusive na educação financeira. O próprio ChatGPT é capaz de auxiliar de forma mais geral na educação financeira, esclarecendo dúvidas e dando algumas orientações mais genéricas.
Além disso, o mercado financeiro americano já conta com uma ferramenta, que é voltada justamente para isso: o Finchat, uma Inteligência artificial que consegue filtrar dados de companhias de capital financeiro aberto, com a finalidade de ajudar nas decisões sobre investimento. A ferramenta tem a capacidade de, em questão de segundos, trazer informações de diferentes tipos de produtos financeiros, como ações, fundos de investimentos e planos de previdência privada. O Finchat só responde perguntas feitas em inglês até o presente momento, mas é capaz de levantar informações de empresas como Coca Cola, Apple, entre outras.
No cenário brasileiro, a empresa da influenciadora financeira, Nathalia Arcuri, “Me Poupe!”, desenvolveu um aplicativo que auxilia na escolha de investimentos. O aplicativo filtra dados gerados pelas ferramentas de IA e com curadoria do Me Poupe. Assim o App ajuda as pessoas a aprenderem a investir e encontrarem o que mais se adequa a realidade delas. O app lançado em abril tem tido adesão de pessoas que estão iniciando no universo dos investimentos, de acordo com a própria plataforma.
As IA vieram para ficar e cada vez irão fazer parte do dia a dia das pessoas. Gostaram do conteúdo? Comenta aqui e nos ajude a produzir informações cada vez mais relevantes para você!
Você precisa estar logado para avaliar este conteúdo. 🙂
0 respostas em "Inteligência Artificial e como ela pode ajudar na educação financeira"